Council for the Development of Social Science Research in Africa
Conseil pour le développement de la recherche en sciences sociales en Afrique
Conselho para o Desenvolvimento da Pesquisa em Ciências Sociais em África
مجلس تنمية البحوث الإجتماعية في أفريقيا


Os Bijagós: Estrutura e Funcionamento do Poder

Os Bijagós: Estrutura e Funcionamento do Poder. Fernando Leonardo M. Cardoso (Coordenação). Dakar, CODESRIA, 2008, 56 p. ISBN 2-86978-246-4

Number of visits: 776

Esta resenha constitui a apresentação dos resultado de um longo período de trabalho de recolha, de vivência e de observações directas no intuito de fazer conhecer, ainda que de forma breve e genérica, o modo de estruturação do poder politico em três ilhas do arquipélago dos Bijagós-Bubaque, Uno e Orango Grande.

Um trabalho que resultou de um contacto directo com as populações, com a realidade das ilhas e, ainda, de uma concertação constante entre os seus autores. Orientadas para o cidadão comum e estudantes dos liceus, estas recolhas contêm elementos úteis aos especialistas e investigadores em ciências sociais.

O facto de nem todas as questões aqui afloradas terem sido exploradas com a devida profundidade torna-o um trabalho interessante porquanto servirá de base para futuros discussões em círculos académicos. Os trabalhos de terreno requereram um olhar atento sobre aspectos não directamente relacionados com a estrutura e o funcionamento do poder mas, que de uma forma ou de outra, condicionam e se fazem reflectir no exercício do poder e da autoridade. São aspectos ligados às linhagens e à iniciação entre outros.

Mais do que um estudo sobre a organização social e político dos Bijagós, o presente trabalho retrata ainda o relacionamento entre os órgãos do poder dito tradicional e as estruturas do poder local do Estado

Texto completo




Comments