Council for the Development of Social Science Research in Africa
Conseil pour le développement de la recherche en sciences sociales en Afrique
Conselho para o Desenvolvimento da Pesquisa em Ciências Sociais em África
مجلس تنمية البحوث الإجتماعية في أفريقيا


Reflexões sobre o Espaça Urbano : a cidade de Nampula, Moçambique

Reflexões sobre o Espaça Urbano : a cidade de Nampula, Moçambique. Alexandre Hilario Monteiro Baia (Coordenação). Dakar, CODESRIA, 2008, 55 p. ISBN 2-86978-247-1

Number of visits: 1276

O estudo expõe a produção do espaço urbano em Moçambique a partir de práticas urbanas da cidade de Nampula: uma cidade que apresenta exemplos críticos da interação urbanidade-ruralidade. A proposta teórica analisa o urbano, enquanto processo, não apenas como junção de objetos e signos (de urbanidade ou ruralidade) que permeiam a vida na cidade; mas, também, como realidade social e cultural conseqüente da interação urbanidade-ruralidade: realidade inacabada e por isso transitória.
A especificidade do urbano em Moçambique revela criticamente as irracionalidades e contradições de processos de dominação econômica e política e não de disseminação de um urbanismo como modo de vida em sociedades da África meridional. Assim, o espaço urbano produzido revela as desigualdades temporais da vida econômica e social na cidade – onde todos fazem parte de uma coletividade estatística designada população urbana, mas, poucos são os que desfrutam da urbanidade – daí a relevância da noção de (re)produção das relações sociais no estudo da cidade.

Texto Completo




Comments